29/10/2014 17:45
29/10/2014 18:00
29/10/2014 16:07

ESTUDAS MELHOR À NOITE? VAI ESTUDAR PARA A CANTINA!

O Canal Superior falou com algumas associações para descobrir quais são os lugares onde podes estudar até mais tarde. As cantinas estão em alta em Coimbra e Lisboa.

Se preferes estudar fora de casa mas o horário das bibliotecas é um pouco apertado, anota os lugares onde podes estar até mais tarde, seja para trabalhos de grupo ou para uma maratona de estudo.

Uma nota: não há muitos locais de estudo abertos 24 horas, mas há outros tantos que chegam bastante perto disso.

Em Lisboa, o Open Space de Estudo da Associação Académica de Lisboa funciona até 28 de julho na Cantina Velha (Refeitório 1) praticamente em qualquer altura fora dos horários das refeições. Fruto de uma parceria com os SASUL, o Open Space (junto à saída de metro da Cidade Universitária e do Estádio Universitário) está aberto de segunda a sexta, das 21 às 7 horas, e aos fins de semana, das 14 às 22 horas.

A Associação Académica da U.Lisboa aponta ainda alternativas: a sala de estudo da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina (exclusiva para alunos) e o Instituto Superior Técnico.

Em Coimbra, para além das bibliotecas, a Associação Académica recomenda as cantinas, que até 15 de julho vão ter horários alargados. Os restaurantes Azuis e Vermelhas ficam abertos de segunda a sexta das 22 às 4 horas, o Grill D. Dinis (Verdes) funciona das 14 às 4 horas (com bar e cafetaria abertos até às 22 horas) e o Restaurante das Químicas abre das 14 às 20 horas, com esplanada e apoio de cafetaria. Ao fim de semana, o horário é das 16 às 4 horas, com exceção das Químicas.

No Porto, o E-Learning Caffe é a solução mais óbvia, aberto «24/7» durante a época de exames. Da Federação Académica, chegam-nos ainda outras sugestões: a Faculdade de Ciências está sempre aberta «a partir das 20 horas de dias úteis, a partir da tarde de sábado e domingo só para estudantes da FCUP» e a Universidade Católica do Porto também está sempre aberta a estudantes UCP. Para estudantes da U.Porto em geral, estão abertas as faculdades de Medicina e Economia e o complexo ICBAS/FFUP.

Conheces mais espaços? Envia-nos as tuas sugestões para conteudos@canalsuperior.pt.